Lentes De Contato

Você já ouviu falar em Lentes de Contato para os Dentes?

Para quem nunca ouviu falar do tratamento com lentes de contato dental, saiba que este artigo foi escrito pensando em você! Aqui você descobrirá o que são, como é realizado o procedimento, para quem é indicado, as contraindicações e também o que fazer para maximizar a longevidade do novo sorriso.

As lentes de contato dental é o melhor procedimento estético para quem deseja se sentir bem com o próprio sorriso, porque além de ser rápido, o tratamento pode ajustar o formato, o tamanho e até mesmo a cor do dente. E é por isso que esta é a alternativa mais utilizada por artistas e famosos.

Mas afinal, o que são as Lentes de Contato Dental?

As lentes de contato dental são lâminas de porcelana muito fininhas possuindo em média de 0,3 mm a 0,5 mm, mas não se deixe enganar, elas são muito resistentes.

Com o tempo houve um avanço muito grande nas lentes de contato, não só nos materiais utilizados que passam transmite mais segurança para o dentista e para o paciente, mas também na técnica utilizada pelos ortodontistas tornando o procedimento mais eficiente e eficaz.

O processo consiste em cobrir os dentes com as lentes de contato dental corrigindo o formato, a cor e o tamanho dos dentes melhorando o sorriso do paciente. Contudo, as lentes de contato dental não servem para corrigir a posição dos dentes, ou seja, dentes desalinhados não podem realizar este procedimento. Nestes casos, nós recomendamos as facetas dentais como alternativa.

Como é o procedimento é realizado?

As etapas do tratamento com lentes de contato dental podem variar conforme a técnica utilizada pelo profissional, mas basicamente existem 3 passos:

1- Planejamento:
O primeiro passo é a realização de uma avaliação da saúde da boca do paciente, a partir daí o dentista irá analisar e definir qual é a melhor opção de tratamento. Para a criação deste diagnóstico é necessário a utilização de fotografias, moldes e radiografias, pois estas ferramentas permitem o dentista estudar o caso e oferecer um diagnóstico mais preciso e eficiente.

2- Aprovação do projeto:
A partir do diagnóstico é criado um projeto para o novo sorriso do paciente, este projeto é testado na boca e se chama mock-up. Com ele, o profissional poderá verificar se o projeto encaixou com o paciente, dado que é considerado não apenas a questão estética, mas também a mastigação e a fonética. Após a aprovação do projeto, o profissional poderá fazer os desgastes nos dentes.

Vale dizer serem raros os casos que não há desgastes dos dentes, isto porque embora as lentes de contato dental sejam bastante finas, elas podem deixar o efeito de lábio para frente, como se os dentes fossem maiores que deveria. Por causa disso, é comum o profissional realizar um desgaste pouco invasivo na parte da frente dos dentes, tornando o sorriso bem mais atraente e os pacientes extremamente felizes.

3- Instalação das lentes de contato dental:
A etapa final consiste em cobrir os dentes com as lâminas. Esta lâmina se fixará com o dente, se tornando uma estrutura única. Por fim, após a total fixação, o paciente poderá comer normalmente.

Após a finalização são indicadas consultas de acompanhamento e de rotina com o dentista responsável pelo tratamento. Esta parte é importante porque assim o profissional poderá auxiliar e informar o melhor possível tudo que será necessário para ter um pós-operatório sem nenhuma complicação.

Para quem é indicado?

As lentes de contato dental são indicadas para pessoas que não estejam satisfeitas com seu sorriso devido à cor, do formato ou do tamanho do dente. Ou seja, as lentes de contato podem ser utilizadas para corrigir quase todas as necessidades estéticas da boca, desde dentes amarelados ou machados, pessoas com dentes separados (diastemas), dentes trincados ou muito pequenos e até mesmo, de tamanhos e formas desarmônicas.

Quais são as contraindicações?

Infelizmente esta técnica não é adequada para corrigir alguns problemas, se o paciente possui dentes muito escuros ou muito tortos, as lentes de contato dental não são os procedimentos estéticos mais recomendados. Se você sofre destes casos, basta entrar em contato conosco, Clínica Aria, que juntos iremos procurar o melhor tratamento estético para você!

Como é o pós-operatório das lentes de contato?

Após o tratamento, o paciente deve manter os cuidados bucais não só para evitar danos às lentes de contato, mas também para manter a saúde bucal.

Desta forma, o paciente dente escovar os dentes, depois das refeições, antes de dormir e após acordar; é necessário também a utilização correta e diária do fio dental; evitar rangir os dentes, além de evitar também roer unhas e morder objetos como lápis e canetas.

É necessário também que o paciente evite comidas com corantes, como vinho, macarrão e cachorro-quente.

Além disso, é importante continuar indo regularmente ao dentista para realizar as consultas de acompanhamento e de rotina. Esta parte é fundamental porque assim o ortodontista poderá auxiliar e informar durante todo o pós-operatório.

Quanto tempo duram as lentes de contato dental?

As lentes de contato duram muito tempo, há pesquisam que afirmam que duram até 20 anos, isto acontece porque as lentes de contato se tornam uma só estrutura com o dente do paciente.
Contudo, para aumentar a longevidade das lentes de contato deve o paciente possuir os hábitos de higiene dental em dia. Ou seja, não adianta nada fazer o tratamento estético e descartar a higienização oral.
Existem riscos durante a cirurgia?

Quando bem indicado e executado por profissionais competentes, o tratamento é bem seguro e previsível. Porém, se for mal feito, o procedimento poderá acarretar inflamação das gengivas e na sensibilidade nos dentes, além de não obter o resultado estético desejado, como, por exemplo, um sorriso artificial. Por isso, a escolha de um bom profissional é muito importante.
Se você gostaria de mudar o seu sorriso e ainda tem alguma dúvida em relação ao tratamento com lentes, esclareça as suas dúvidas com a nossa equipe.

Postagens do Blog

Botóx

Botox Fale Conosco Chame no Whatsapp O que é botox ou toxina botulínica? A toxina botulínica contribui para o rejuvenescimento facial, porque atua como um

Saiba Mais »

Preenchimento Labial

Preenchimento Labial Fale Conosco Chame no Whatsapp Preenchimento Labial: tudo o que você sempre quis saber sobre esse procedimento O preenchimento labial é um procedimento

Saiba Mais »

Bichectomia

Bichectomia Fale Conosco Chame no Whatsapp Tudo o que você precisa saber sobre bichectomia Você já reparou como algumas pessoas têm o rosto mais fino

Saiba Mais »

Gengivoplastia

Gengivoplastia Fale Conosco Chame no Whatsapp Gengivoplastia: tudo o que você sempre quis saber sobre esse procedimento A gengivoplastia é a remodelação cirúrgica do tecido

Saiba Mais »

Lentes de contato

Lentes De Contato Fale Conosco Chame no Whatsapp Você já ouviu falar em Lentes de Contato para os Dentes? Para quem nunca ouviu falar do

Saiba Mais »

Invisalign

Invisalign Fale Conosco Chame no Whatsapp Invisalign: tudo o que você precisa saber sobre esse novo aparelho Muitas pessoas querem dentes mais certinhos e o

Saiba Mais »
CIRURGIÃ-DENTISTA / APARELHOS / IMPLANTES / BICHECTOMIA / CLAREAMENTO / PRÓTESES / BOTOX / LENTES DE CONTATO / INVISALIGN / PREENCHIMENTO LABIAL
Assuntos Relacionados
botox-1080x675
Botox Fale Conosco Chame no Whatsapp O que é botox...
preenchimento
Preenchimento Labial Fale Conosco Chame no Whatsapp...
botox-1080x675
Bichectomia Fale Conosco Chame no Whatsapp Tudo o que...
gengivoplastia-665x300
Gengivoplastia Fale Conosco Chame no Whatsapp Gengivoplastia:...
implante-dentario-porcelana-ou-resina-1-1024x590
Lentes De Contato Fale Conosco Chame no Whatsapp Você...
Conheça
o
Time

Proporcionando sorrisos reais.