Gengivoplastia

Gengivoplastia: tudo o que você sempre quis saber sobre esse procedimento

A gengivoplastia é a remodelação cirúrgica do tecido gengival ao redor dos dentes. Muitas vezes, isso é feito simplesmente para melhorar a aparência das gengivas. Eles podem ter uma forma incomum ou podem não ser formados normalmente.

As causas podem incluir os genes, doenças ou traumas de uma pessoa. A gengivoplastia reformula as gengivas para torná-las mais naturais. Geralmente é feito sozinho, mas pode ser feito durante ou após uma gengivectomia.

A gengivoplastia também pode ser feita com um enxerto de gengiva. Esta categoria de cirurgia adiciona tecido à linha da gengiva.

Gengivoplastia e um sorriso perfeito

Uma razão muito comum pela qual uma gengivoplastia pode ser realizada é ajudar a criar gengivas mais atraentes. Se alguém sente que suas gengivas cobrem muito os dentes ou cria o que é conhecido como “sorriso gengival”, esse procedimento pode ajudar bastante.

No procedimento as gengivas são cortadas cuidadosamente, expondo mais dentes ao sorrir. Além disso, se a massa real da gengiva for espessa, devido à hiperplasia ou problemas genéticos, esse procedimento também poderá ser usado para eliminar parte dessa massa extra de gengiva.

Isso pode ajudar bastante a melhorar a confiança de um indivíduo. Melhorando a auto estima e fazendo a pessoa a ter coragem de sorrir novamente.

Como a gengivoplastia é feita?

Se você deseja se submeter à gengivoplastia para fins estéticos ou cosméticos, deverá informar o seu dentista. Se o seu dentista perceber que existe um motivo médico e estético para a gengivoplastia, ele informará o que é necessário.

Em algumas situações, você poderá discutir o problema com seu médico e passar por todo o processo durante uma sessão regular; no entanto, algumas situações exigirão discussão, planejamento e consulta mais detalhados.

Periodontistas e dentistas cosméticos geralmente realizam o processo de gengivoplastia. É realizado com bisturi, eletrodos ou laser. Apenas uma visita é necessária, e o processo leva apenas cerca de uma hora.

Lasers são o método mais comum usado para gengivoplastia, em vez de todos os outros métodos listados acima. Após a administração da anestesia local, o excesso de tecido gengival é aparado, contornado e selado usando um laser de tecidos moles. Não há necessidade de pontos e quase não há dor ou desconforto envolvido, sem sangramento.

Quem pode ou não fazer gengivoplastia?

Como mencionado anteriormente, há muitas razões para querer se submeter à gengivoplastia. A maioria dessas razões é estética, feita por uma pessoa para que deseja um sorriso mais bonito.

O procedimento é muito realizado por famosos que desejam ter um sorriso mais bonito. No entanto, muitas pessoas têm aderido ao procedimento. Existem também algumas razões médicas para a gengivoplastia.

Ao se consultar com um dentista ele orientará se você necessita de gengivoplastia ou não, e ele pode dizer se você tem um sorriso gengival ou se a linha da gengiva parece irregular.

Como a gengivoplastia é um tratamento cosmético, é geralmente considerado apenas se você tiver um motivo cosmético. Portanto, qualquer pessoa que possua problemas com a aparência da gengiva poderia realizá-lo.

O que esperar durante a gengivectomia?

Uma gengivectomia leva de 30 a 60 minutos, dependendo da quantidade de tecido gengival que seu dentista remove.
Procedimentos menores envolvendo um único dente ou vários dentes provavelmente levarão apenas uma única sessão. A remoção ou remodelação importante da gengiva pode levar várias visitas, especialmente se o seu dentista quiser que uma área cure antes de passar para a próxima.

Veja como o procedimento funciona:

Seu dentista injeta anestésico local nas gengivas para entorpecer a área.

  • Ele usará um bisturi ou uma ferramenta a laser para cortar pedaços de tecido gengival.
  • Durante o procedimento, seu dentista provavelmente manterá uma ferramenta de sucção na boca para remover o excesso de saliva.
  • Depois que o tecido for cortado, o dentista provavelmente usará uma ferramenta a laser para vaporizar o tecido restante e modelar a linha da gengiva.
  • Ele colocará uma substância macia e bandagens na área para proteger suas gengivas enquanto elas cicatrizam.

Quanto tempo leva para se recuperar?

Devido ao avanço da ciência e da medicina, se executado adequadamente por um dentista periodontista ou cosmético com as credenciais necessárias e experiência em cirurgia oral e lasers dentais, o tempo de recuperação pode ser mínimo.

No entanto, se a cirurgia incluir enxertos ou contorno ósseo, você precisará diminuir sua atividade física por um curto período para impedir a reinicialização do local da cirurgia. Se você sentir um leve inchaço ou dor, é completamente normal e deve estar presente por apenas alguns dias, se mais de um.

Além disso, o tempo de recuperação depende de vários fatores. Por exemplo, se a cirurgia foi realizada com laser oral, que categoria de laser foi usado? Levará menos tempo ainda se forem utilizados lasers, pois resultam em desconforto mínimo.

Como é a recuperação da gengivoplastia?

A recuperação da gengivectomia é geralmente rápida. Aqui explicamos como funciona o pós operatório:

As primeiras horas

Você deve poder ir para casa imediatamente. Seu dentista provavelmente usará apenas anestesia local, para você poder voltar para casa.

Você pode não sentir dor imediatamente, mas como o entorpecimento desaparece algumas horas após o procedimento, a dor pode ser mais aguda ou persistente. Um analgésico de venda livre, pode ajudar a aliviar a dor.

Seu dentista ou um assistente de dentista deve explicar como mudar suas bandagens ou curativos antes de enviá-lo para casa. O consultório te dará todo o apoio pós operatório.

Os próximos dias

Você pode sentir dores na mandíbula. Seu dentista provavelmente dirá para você comer apenas alimentos macios, para que a alimentação não irrite ou danifique suas gengivas enquanto elas cicatrizam.

Tente aplicar uma compressa fria nas bochechas para aliviar qualquer dor ou irritação que se espalhe pela boca. Caso necessário o dentista poderá recomendar o uso de outros medicamentos

Longo prazo

Qualquer dor desaparecerá após cerca de uma semana. Consulte seu dentista novamente para garantir que a área esteja se recuperando bem e você poder retomar uma dieta normal.

Por fim, cuide bem dos dentes. Escove e use fio dental duas vezes por dia, evite fumar e reduza os alimentos com muito açúcar.

Postagens do Blog

Botóx

Botox Fale Conosco Chame no Whatsapp O que é botox ou toxina botulínica? A toxina botulínica contribui para o rejuvenescimento facial, porque atua como um

Saiba Mais »

Preenchimento Labial

Preenchimento Labial Fale Conosco Chame no Whatsapp Preenchimento Labial: tudo o que você sempre quis saber sobre esse procedimento O preenchimento labial é um procedimento

Saiba Mais »

Bichectomia

Bichectomia Fale Conosco Chame no Whatsapp Tudo o que você precisa saber sobre bichectomia Você já reparou como algumas pessoas têm o rosto mais fino

Saiba Mais »

Gengivoplastia

Gengivoplastia Fale Conosco Chame no Whatsapp Gengivoplastia: tudo o que você sempre quis saber sobre esse procedimento A gengivoplastia é a remodelação cirúrgica do tecido

Saiba Mais »

Lentes de contato

Lentes De Contato Fale Conosco Chame no Whatsapp Você já ouviu falar em Lentes de Contato para os Dentes? Para quem nunca ouviu falar do

Saiba Mais »

Invisalign

Invisalign Fale Conosco Chame no Whatsapp Invisalign: tudo o que você precisa saber sobre esse novo aparelho Muitas pessoas querem dentes mais certinhos e o

Saiba Mais »
CIRURGIÃ-DENTISTA / APARELHOS / IMPLANTES / BICHECTOMIA / CLAREAMENTO / PRÓTESES / BOTOX / LENTES DE CONTATO / INVISALIGN / PREENCHIMENTO LABIAL
Assuntos Relacionados
botox-1080x675
Botox Fale Conosco Chame no Whatsapp O que é botox...
preenchimento
Preenchimento Labial Fale Conosco Chame no Whatsapp...
botox-1080x675
Bichectomia Fale Conosco Chame no Whatsapp Tudo o que...
gengivoplastia-665x300
Gengivoplastia Fale Conosco Chame no Whatsapp Gengivoplastia:...
implante-dentario-porcelana-ou-resina-1-1024x590
Lentes De Contato Fale Conosco Chame no Whatsapp Você...
Conheça
o
Time

Implante Dentário

Um belo sorriso eleva a autoestima e vai muito além da questão estética. O problema é que nem todas as pessoas podem se dar ao luxo de rir na hora que quiserem. Uma solução viável para isso é o implante dentário.

Se você se identificou com o assunto e quer saber o que é e quanto custa, leia todo esse artigo e fique por dentro de tudo.

O que é o implante dentário?

É uma categoria de procedimento indicado quando uma pessoa perde algum dos dentes e a sua raiz. Dessa forma, torna-se necessário substituir essas duas peças, pois a colocação de uma dentadura não é possível.

O implante dentário nada mais é do que uma peça de titânio fixada no maxilar de baixo da gengiva e que serve de apoio para a colocação de um dente.

As cáries em estágio avançado e as periodontites, que são quando os dentes ficam moles e caem, são algumas das situações que podem levar à necessidade de colocar um implante dentário.

Como é feito o implante dentário?

O procedimento é feito sob sedação local no consultório odontológico. O cirurgião extrai todos os dentes problemáticos e coloca e peça de titânio no osso e o dente por cima.

No implante dentário tradicional, adaptação do dente no implante até o seu devido encaixe, pode levar, em média, 6 meses para os dentes da parte superior da boca e 4 meses para os dentes inferiores.

Após o procedimento, é importante evitar fazer qualquer tipo de esforço físico, incluindo atividades aeróbicas por pelo menos 1 semana depois da cirurgia.

O procedimento causa dor?

Na verdade, o implante dentário não causa nenhum tipo de dor ao paciente, pois o cirurgião dentista aplica anestesia local na região da gengiva. Dessa forma, a fixação da peça no osso não é sentida.

Para evitar dores, desconfortos ou até infecções, o dentista poderá indicar o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, além de repouso de 2 a 3 dias, dependendo do caso.

O incômodo pode durar cerca de 5 dias e durante todo esse período, você precisa usar corretamente toda a medicação indicada pelo dentista. Para ajudar a amenizar o desconforto, você pode usar alimentos frios e beber água
gelada, pois ajuda a cicatrização.

Benefícios de colocar um implante dentário

São diversos os benefícios de se colocar um implante dentário. Conheça os principais:

Melhora toda a digestão

Pode até parecer esquisito, mas a simples falta de 1 ou mais dentes afeta diretamente a mastigação dos alimentos que, por consequência, afeta todo o processo digestivo.

A digestão começa na boca e com a falta dos dentes responsáveis pela mastigação, os alimentos chegam em pedaços muito grandes no estômago, o que atrasa e dificulta a digestão correta.

Melhora a auto estima

A maioria das pessoas que não tem a dentição completa tem vergonha de sorrir, principalmente quando falta algum dos dentes da frente. A pessoa se sente pior do que as outras e tem grande risco de desenvolver depressão e baixa autoestima. Com o implante dentário, esse problema estará resolvido.

Melhora a comunicação

A ausência de dentes na boca, o uso de dentaduras ou próteses que saem sempre  do lugar acaba dificultando a fala, o que afeta o dia a dia da pessoa em se comunicar corretamente.

Como não se consegue comunicar direito, a pessoa acaba se afastando do convívio social, ficando reclusa e indiferente com tudo e com todos ao seu redor.

Melhora a saúde bucal

Colocar os dentes faltosos na boca através de um implante dentário permite uma escovação mais fácil e eficaz. Isso ajuda a manter os dentes muito mais saudáveis e livre de cáries, além de uma boca devidamente limpa.

Vale lembrar que depois de colocar um implante é preciso escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, depois das principais refeições. Fazer o uso do fio dental e do enxaguante pelo menos 1 vez ao dia também é importante.

Quando não colocar um implante dentário?

Não são todas as pessoas que pode fazer esse tipo de procedimento.
Pacientes com problemas cardíacos graves, diabéticos que não fazem tratamento, pessoas que fazem quimioterapia ou portadores de osteoporose, não devem se submeter ao implante dentário. Para essas pessoas, o mais indicado é o uso da dentadura.

Postagens do Blog

Botóx

Botox Fale Conosco Chame no Whatsapp O que é botox ou toxina botulínica? A toxina botulínica contribui para o rejuvenescimento facial, porque atua como um

Saiba Mais »

Preenchimento Labial

Preenchimento Labial Fale Conosco Chame no Whatsapp Preenchimento Labial: tudo o que você sempre quis saber sobre esse procedimento O preenchimento labial é um procedimento

Saiba Mais »

Bichectomia

Bichectomia Fale Conosco Chame no Whatsapp Tudo o que você precisa saber sobre bichectomia Você já reparou como algumas pessoas têm o rosto mais fino

Saiba Mais »

Gengivoplastia

Gengivoplastia Fale Conosco Chame no Whatsapp Gengivoplastia: tudo o que você sempre quis saber sobre esse procedimento A gengivoplastia é a remodelação cirúrgica do tecido

Saiba Mais »

Lentes de contato

Lentes De Contato Fale Conosco Chame no Whatsapp Você já ouviu falar em Lentes de Contato para os Dentes? Para quem nunca ouviu falar do

Saiba Mais »

Invisalign

Invisalign Fale Conosco Chame no Whatsapp Invisalign: tudo o que você precisa saber sobre esse novo aparelho Muitas pessoas querem dentes mais certinhos e o

Saiba Mais »

Implante Dentário

Um belo sorriso eleva a autoestima e vai muito além da questão estética. O problema é que nem todas as pessoas podem se dar ao luxo de rir na hora que quiserem. Uma solução viável para isso é o implante dentário.

Se você se identificou com o assunto e quer saber o que é e quanto custa, leia todo esse artigo e fique por dentro de tudo.

O que é o implante dentário?

É uma categoria de procedimento indicado quando uma pessoa perde algum dos dentes e a sua raiz. Dessa forma, torna-se necessário substituir essas duas peças, pois a colocação de uma dentadura não é possível.

O implante dentário nada mais é do que uma peça de titânio fixada no maxilar de baixo da gengiva e que serve de apoio para a colocação de um dente.

As cáries em estágio avançado e as periodontites, que são quando os dentes ficam moles e caem, são algumas das situações que podem levar à necessidade de colocar um implante dentário.

Como é feito o implante dentário?

O procedimento é feito sob sedação local no consultório odontológico. O cirurgião extrai todos os dentes problemáticos e coloca e peça de titânio no osso e o dente por cima.

No implante dentário tradicional, adaptação do dente no implante até o seu devido encaixe, pode levar, em média, 6 meses para os dentes da parte superior da boca e 4 meses para os dentes inferiores.

Após o procedimento, é importante evitar fazer qualquer tipo de esforço físico, incluindo atividades aeróbicas por pelo menos 1 semana depois da cirurgia.

O procedimento causa dor?

Na verdade, o implante dentário não causa nenhum tipo de dor ao paciente, pois o cirurgião dentista aplica anestesia local na região da gengiva. Dessa forma, a fixação da peça no osso não é sentida.

Para evitar dores, desconfortos ou até infecções, o dentista poderá indicar o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, além de repouso de 2 a 3 dias, dependendo do caso.

O incômodo pode durar cerca de 5 dias e durante todo esse período, você precisa usar corretamente toda a medicação indicada pelo dentista. Para ajudar a amenizar o desconforto, você pode usar alimentos frios e beber água
gelada, pois ajuda a cicatrização.

Benefícios de colocar um implante dentário

São diversos os benefícios de se colocar um implante dentário. Conheça os principais:

Melhora toda a digestão

Pode até parecer esquisito, mas a simples falta de 1 ou mais dentes afeta diretamente a mastigação dos alimentos que, por consequência, afeta todo o processo digestivo.

A digestão começa na boca e com a falta dos dentes responsáveis pela mastigação, os alimentos chegam em pedaços muito grandes no estômago, o que atrasa e dificulta a digestão correta.

Melhora a auto estima

A maioria das pessoas que não tem a dentição completa tem vergonha de sorrir, principalmente quando falta algum dos dentes da frente. A pessoa se sente pior do que as outras e tem grande risco de desenvolver depressão e baixa autoestima. Com o implante dentário, esse problema estará resolvido.

Melhora a comunicação

A ausência de dentes na boca, o uso de dentaduras ou próteses que saem sempre  do lugar acaba dificultando a fala, o que afeta o dia a dia da pessoa em se comunicar corretamente.

Como não se consegue comunicar direito, a pessoa acaba se afastando do convívio social, ficando reclusa e indiferente com tudo e com todos ao seu redor.

Melhora a saúde bucal

Colocar os dentes faltosos na boca através de um implante dentário permite uma escovação mais fácil e eficaz. Isso ajuda a manter os dentes muito mais saudáveis e livre de cáries, além de uma boca devidamente limpa.

Vale lembrar que depois de colocar um implante é preciso escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, depois das principais refeições. Fazer o uso do fio dental e do enxaguante pelo menos 1 vez ao dia também é importante.

Quando não colocar um implante dentário?

Não são todas as pessoas que pode fazer esse tipo de procedimento.
Pacientes com problemas cardíacos graves, diabéticos que não fazem tratamento, pessoas que fazem quimioterapia ou portadores de osteoporose, não devem se submeter ao implante dentário. Para essas pessoas, o mais indicado é o uso da dentadura.

Postagens do Blog

Botóx

Botox Fale Conosco Chame no Whatsapp O que é botox ou toxina botulínica? A toxina botulínica contribui para o rejuvenescimento facial, porque atua como um

Saiba Mais »

Preenchimento Labial

Preenchimento Labial Fale Conosco Chame no Whatsapp Preenchimento Labial: tudo o que você sempre quis saber sobre esse procedimento O preenchimento labial é um procedimento

Saiba Mais »

Bichectomia

Bichectomia Fale Conosco Chame no Whatsapp Tudo o que você precisa saber sobre bichectomia Você já reparou como algumas pessoas têm o rosto mais fino

Saiba Mais »

Gengivoplastia

Gengivoplastia Fale Conosco Chame no Whatsapp Gengivoplastia: tudo o que você sempre quis saber sobre esse procedimento A gengivoplastia é a remodelação cirúrgica do tecido

Saiba Mais »

Lentes de contato

Lentes De Contato Fale Conosco Chame no Whatsapp Você já ouviu falar em Lentes de Contato para os Dentes? Para quem nunca ouviu falar do

Saiba Mais »

Invisalign

Invisalign Fale Conosco Chame no Whatsapp Invisalign: tudo o que você precisa saber sobre esse novo aparelho Muitas pessoas querem dentes mais certinhos e o

Saiba Mais »

Proporcionando sorrisos reais.