Cinco cuidados indispensáveis para se proteger do coronavírus

O que é o coronavírus?

Coronavírus é de uma família de vírus identificada pela primeira vez em 1937. Em 2019, porém, foi identificado um novo tipo de coronavírus, em Wuhan, na China. Ele tem o potencial de gerar graves infecções respiratórias, por isso a preocupação das autoridades atualmente.

Quais os sintomas?

Os sintomas, embora parecidos com os de uma gripe, tendem a ser mais graves. Incluem tosse, coriza, espirros e, principalmente, febre e falta de ar.

Como se transmite?

 Uma das maiores preocupações é o alto grau de transmissibilidade do vírus, que se espalha rapidamente, podendo atingir muitas pessoas e sobrecarregar os sistemas de saúde. A transmissão se dá por contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mãos; tosse e espirro; contato com secreções respiratórias.

Qual o tratamento? Tem cura?

 Ainda não há tratamento específico para a doença, os países estão extremamente dedicados à busca de uma solução, como uma vacina, por exemplo. A maioria das pessoas infectadas evolui para cura, sendo que os quadros mais graves estão relacionados a pessoas do grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças de base (hipertensos, diabéticos, imunocomprometidos, etc.). O tratamento é apenas de suporte, visando à eliminação dos sintomas, como a tosse e a febre.

Cinco maneiras de se proteger do coronavírus

 Listamos a seguir algumas dicas de como se proteger durante esta pandemia:

  • Lave as mãos (lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os cinco momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool).
  • Use máscaras de proteção adequadamente; se estiver infectado, use-as em lugares públicos ou quando for conversar com alguém.
  • Verifique sua temperatura regularmente, pois febre alta, associada aos outros sintomas mencionados, é um dos indícios da doença.
  • Evite grandes multidões e aglomerações; a orientação é: permanece em casa e só saia se for extremamente necessário.
  • Nunca toque seu rosto com as mãos sujas.

Se estiver doente, use lenços de papel ao tossir ou espirrar, depois jogue-os no lixo, ou, então, cubra a boca e o nariz utilizando o braço quando for espirrar. Evite cumprimentos como abraços, apertos de mão e beijos e visitas a entes queridos.

Fique atento a todas as dicas no cuidado e na prevenção do coronavírus. Não deixe de fora as regras básicas de higiene, fique o máximo possível dentro de casa e mantenha a calma. Assim, todos nós ajudamos no combate à pandemia.

  • All

Botóx

Botox Fale Conosco Chame no Whatsapp O que é botox ou toxina botulínica? A toxina botulínica contribui para o rejuvenescimento facial, porque atua como...

Preenchimento Labial

Preenchimento Labial Fale Conosco Chame no Whatsapp Preenchimento Labial: tudo o que você sempre quis saber sobre esse procedimento O preenchimento labial é um...

Bichectomia

Bichectomia Fale Conosco Chame no Whatsapp Tudo o que você precisa saber sobre bichectomia Você já reparou como algumas pessoas têm o rosto mais...

Leave a Reply

Your email address will not be published.